top of page

O real significado das cores da bandeira do Brasil

  • Foto do escritor: Felipe Téofilo
    Felipe Téofilo
  • 2 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de jul. de 2019




Hoje em dia, se perguntarmos para qualquer pessoa quais são os significados das cores na bandeira do Brasil todas vão responder a mesma coisa: o azul significa os céus e os mares; o amarelo, as riquezas; o verde, as matas; o branco, a paz. Mas quando ela foi criada, os sentidos não eram bem esses.

A bandeira como conhecemos hoje teve como inspiração a sua antecessora, a bandeira do Império do Brasil. Ela também possuía o retângulo verde e o losango amarelo, mas, ao invés do círculo azul como temos hoje e da faixa branca, havia o brasão imperial. Olhando assim, parece que a única mudança feita após a proclamação da república foi essa substituição do brasão pelo desenho que conhecemos hoje. Esteticamente, pode até ter sido, mas houve uma enorme mudança no significado das cores.


Na verdade, as cores representavam as casas reais portuguesas. O verde era a cor da Casa de Bragança, da família de Dom Pedro I, de Portugal. Já o amarelo, era a cor da Casa Real de Habsburgo-Lorena, da família de D. Leopoldina, da Áustria. Esses significados não forem contestados logo após a proclamação da república. Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil, na verdade, até queria que a nova bandeira tivesse relação com a anterior. Somente mais tarde que os significados passaram por uma mudança.

Com o tempo, a república passou a buscar o fim de qualquer ligação existente com o regime monárquico. A bandeira, que é quase uma cópia da usada no império, precisou ter uma reformulação no sentido. Por isso, criou-se uma simbologia para as cores, sem nenhuma relação com o império, e que está presente até hoje no nosso senso comum.



Maria Luisa Pimenta e Leonardo Guimarães

Comments


bottom of page