top of page

O simbolismo místico na bandeira sul-coreana

  • Foto do escritor: Felipe Téofilo
    Felipe Téofilo
  • 7 de jul. de 2019
  • 1 min de leitura

Não é novidade que a bandeira é um símbolo que tem como objetivo reproduzir a história e as características do território ou da população de um determinado país e com a Coreia do Sul não é diferente.

Assumidamente um povo cheio de superstições e tradições curiosas, os sul-coreanos tem na sua bandeira o retrato de símbolos místicos e, a seguir, você irá conhecer o significado de cada um deles.

A primeira coisa que deve ter te chamado a atenção é esse círculo no centro (que lembra o da logomarca da Pepsi). O significado por trás é um símbolo que está presente na cultura oriental como um todo. O Yin (azul) e o Yang (vermelho), que represento o contraste, o equilíbrio cósmico. Alegria e tristeza, vida e morte, fogo e água, etc.

Ao redor, se sobressai também a presença de quatro trigramas, que são desenhos originários da cultura chinesa que representam os elementos que, segundo sua cultura, compõem tudo que existe de material.


Na parte superior esquerda, está representado o céu.

Na inferior esquerda, o fogo.

Na inferior direita, a terra.

E na superior esquerda, a água.

Fica fácil notar que os elementos antagônicos estão em partes opostas da bandeira.



A Coreia do Sul que tem, em média, a internet mais rápida do mundo, que segundo a (OECD) é o país com maior QI nacional no planeta e está em 12° no ranking de IDH, também possui uma população bastante supersticiosa que acredita na influência e no simbolismo dos elementos presentes em sua bandeira.

Pelo visto, parece que todo esse sucesso dos sul-coreanos teve um empurrãozinho místico. E aí, o que você acha?

Leonardo Guimarães

Comments


bottom of page