Bandeiras idênticas. Onde está a diferença?
- Felipe Téofilo
- 7 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Com certeza, em algum momento de sua vida, seja analisando um mapa ou até mesmo vendo uma partida de algum esporte disputada por duas seleções, você já se deparou com bandeiras completamente idênticas que, ao olha pela primeira vez, não reparou nenhuma diferença entre as duas. Porém, não é bem assim, mesmo com todas as semelhanças, podendo chegar em 99% de igualdade, ainda existe aquele 1% que serve pra diferenciarmos as duas bandeiras. Até porque não poderiam existir bandeiras completamente idênticas, visto que o uso dela serve como a representação de um país e não temos dois países completamente iguais.
Para exemplificar essa análise, resolvemos por em pauta as bandeiras de Austrália e Nova Zelândia que, como citado acima, possuem uma semelhança gigantesca.


Ambos colonizados pelos ingleses, as bandeiras da Austrália e Nova Zelândia homenageiam seus colonizadores com o símbolo da Union Jack (nome popular da bandeira do Reino Unido) sendo colocado no canto superior esquerdo e, além das cores, essa é a maior semelhança entre as bandeiras. Contudo, as diferenças começam a aparecer quando tratamos de uma questão de tamanho, visto que a bandeira australiana tem uma proporção de 1:2, enquanto a neozelandesa tem 4:3 de proporção. Além disso, os significados das estrelas distribuídas ao longo das bandeiras também são totalmente diferentes. No caso da Austrália, existe uma estrela de sete pontas no canto inferior esquerdo que significa os seis estados australianos e todo o território do país e, do lado direito, encontra-se a constelação Cruzeiro do Sul, que pode ser vista em qualquer lugar do país. Já no caso da Nova Zelândia, a bandeira possui quatro estrelas de cor vermelha no lado direito, que indica a posição do país no sul do mapa.
Por fim, uma curiosidade também ligada à semelhança entre as bandeiras desses países é que ela não representa nenhum dos dois povos. Os australianos não se vêem representados por conta das cores da bandeira, já que na Austrália, quando se trata do país, a representação vem das cores verde e amarelo, tanto que essa é a combinação de cores usada pelas seleções esportivas do país. Já os neozelandeses discordam totalmente da menção ao Reino Unido na bandeira, alegando que o país deveria cortar os vínculos com os colonizadores.
João Paulo Souza
Comments